quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dicas de como contratar um plano de saúde

Na hora de contratar um plano de saúde, a maioria das pessoas tem muitas duvidas em decidir qual o melhor plano de saúde. Sempre costumamos lembrar aos nossos clientes, que, o melhor plano de saúde é aquele que cabe no nosso bolso, mas também o que cabe no nosso bolso, nem sempre é o melhor e que tem vários outros fatores para contratação de um plano de saúde. Lembramos ainda que plano de saúde é para muitos anos, e que, a má contratação é jogar dinheiro fora.

Para facilitar a sua decisão, vamos colocar alguns passos para contratar o melhor plano de saúde dentro do seu perfil.

1º passo – Procure um consultor de planos de saúde, ele será a pessoal ideal para te auxiliar.

O consultor é peça fundamental para contratação de um plano de saúde. Alguns pessoas se preocupam em contactar um vendedor de cada plano de saúde, sendo que, “vendedores são treinados para vender”, com isso se você ligar por exemplo para um vendedor da Unimed e outro do Bradesco, cada um vai querer vender a qualquer custa o produto que ele comercializa, e não te apresentará um comparativo entre os planos e falará mais sobre as vantagens do plano que ele comercializa.
Com o consultor a situação é bem diferente, “o consultor é treinado para resolver problemas de compra do cliente”, o consultor tem pleno conhecimento do mercado, podendo assim apresentar as diferenças entre os planos, falando sobre os prós e os contras de cada planos, diferença de preços, rede credenciada, abrangência de atendimento, coberturas, idoneidade das empresas, etc, conhecendo a sua necessidade ele apresentará os melhores planos de saúde dentro do seu perfil, atendo assim a sua necessidade de compra. O consultor te auxiliará nos passos abaixo.

Definição do consultor: Aquele que dá pareceres acerca de assuntos da sua especialidade
Definição de Vendedor: Aquele que vende
Fonte: Dicionário Aurélio

2º passo – Preços
Antes de contratar um plano de saúde, é de suma importância consultar a viabilidade financeira, não devemos nos preocupar somente com o hoje ou daqui a alguns meses, será necessário avaliar a disponibilidade de anos.
Feito a análise da disponibilidade financeira, agora já estamos prontos para os outros passos.

3º passo – Rede Credenciada
Fazer um comparativo entre abrangência da rede credenciada de cada plano.

4º passo – Coberturas
Hoje os planos de saúde são regulamentados sobre a lei 9656/98, porém ainda existem algumas diferenças de cobertura entre os planos. Vou citar algumas cobertas adicionais do rol de procedimentos exigida pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Assistência 24 hs no Brasil e no Exterior, Remissão de mensalidade por falecimento do usuário titular, reembolso para despesas médico hospitalar fora da rede credenciada, desconto em medicamentos, atendimento em nível nacional etc.

5º passo – Idoneidade da empresa
Hoje todos os planos de saúde são supervisionados pela ANS, com isso, o risco de fazer um plano de saúde e ficar sem atendimento defido alguma crise financeira ou falência de algum plano de saúde está muito mais difícil. A ANS tem algumas exigência para evitar esse tipo de situação, como;
Reserva prudente – As operadoras de planos de saúde são obrigadas a deixar em caixa um determinado valor em caixa para eventual dificuldade financeira.
Balancete mensal – Os planos de saúde são obrigados a enviar um balancete mensal para a ANS
Auditoria – A ANS constantemente faz auditoria nos planos de saúde, para verificar a administração da carteira de associados.
Intervenção – Quando é diagnosticado a dificuldade financeira do plano de saúde, a ANS entra com intervenção neste plano de saúde, até que seja solucionado o problema e/ou seja passado essa carteira para outro plano de saúde, sem gerar ónus ou perca de cobertura dos associados.

6º passo – Prazos de carência
Como disse anteriormente, todos os planos de saúde são regulamentados e seguem um padrão de coberturas e estão incluídos nesse padrão os prazos de carência, porém alguns planos de saúde comercializam os seus produtos com carências reduzidas, tanto para planos de saúde individual e familiar, como para os planos empresariais. Segue o padrão das carências.

24 horas para atendimentos de urgência e emergência
30 dias para consultas e exames simples
180 dias para exames especializados, cirurgias e internações
300 dias para parto
24 meses para doenças e lesões pré-existentes

O plano de saúde é para prevenção, por isso existe prazos carência, com isso não deixe de pagar o seu plano de saúde ou deixe para fazê-lo quando estiver com problema de saúde

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